Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Autoridades garantem que palancas protegidas não foram abatidas

As autoridades angolanas confirmam que foram encontradas mortas em Malanje palancas negras gigantes, espécie que só existe no país e que está em risco de extinção, mas rejeitaram que tenha sido por ação de caçadores furtivos.

Autoridades garantem que palancas protegidas não foram abatidas
Notícias ao Minuto

18:36 - 13/08/16 por Lusa

Mundo Angola

A posição foi assumida hoje, em comunicado enviado à Lusa pelo Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), reagindo às recentes notícias da imprensa local dando conta de que oito palancas negras gigantes tinham sido abatidas por caçadores no Parque Nacional de Cangandala e na Reserva Integral do Luando.

De acordo com o mesmo comunicado, essa informação, que foi posteriormente divulgada por vários órgãos, "não condiz com a verdade", com o INBAC a afirmar que "as cabeças de palanca encontradas mortas", num "total de cinco", resultaram "de diversas causas, com realce para a morte por velhice, tendo sido decompostas ao longo do tempo".

Angola está a fazer o levantamento do número de palancas negras gigantes, mas o cenário é tido como negativo, com pouco menos de duas centenas de exemplares, sendo o único país onde é possível encontrar este antílope, alvo de caçadores furtivos.

Uma reportagem realizada localmente pela Rádio Nacional de Angola e emitida a 11 de agosto dava conta de que "oito palancas negras gigantes foram mortas por homens, que se dedicam à caça furtiva" naquelas duas áreas protegidas da província de Malanje, aludindo ainda a ataques que também visavam os fiscais destas reservas.

Apesar de reconhecer a problemática da caça furtiva em Angola, o comunicado assinado pelo diretor do INBAC, Ábias Huongo, destaca os passos que já foram dados nos últimos anos nesta matéria no país, como trabalhos de vedação dos parques nacionais, a criação da comissão interministerial contra crimes ambientais relacionados com a flora e a fauna selvagens, a criação da Unidade Contra Crimes Ambientais ou a Inauguração, no Cuando Cubango, da Escola Nacional de Formação de Fiscais.

Entre os dias 27 de julho e 10 de agosto realizou-se nas duas áreas protegidas uma operação de marcação de coleiras para monitoramento e acompanhamento da evolução das palancas negras gigantes, informa ainda o instituto, sem adiantar números oficiais.

"O último levantamento exaustivo foi feito em 2013 e apontava entre 90 a 100 exemplares, exclusivamente no sul da província de Malanje, mas só metade acompanhados. Acho que há todas as razões para estarmos muito preocupados, a situação não é nada boa", reconheceu em junho, em entrevista à Lusa, Pedro Vaz Pinto, coordenador do projeto nacional de preservação da palanca negra gigante.

Originária de Malanje e da vizinha província do Bié, a caça furtiva, que continua a fazer-se sentir, colocou esta subespécie da Palanca Negra na lista dos animais mais raros do mundo, em que por exemplo uma epidemia pode simplesmente acabar com a sua presença.

"Uma população que está reduzida a números tão pequenos pode desaparecer de um momento para o outro, mesmo que estejamos atentos e com capacidade para reagir", admitiu Pedro Vaz Pinto, da fundação Kissama, que lidera este projeto de conservação.

A palanca negra gigante integra a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais como estando em perigo crítico de extinção. Durante o período da guerra civil em Angola, entre 1975 e 2002, por falta de informação, chegou a pensar-se que a espécie estava extinta.

Considerado um dos mais icónicos, maiores e mais belos antílopes do mundo, a palanca negra gigante é assim "um dos animais mais ameaçados de extinção no mundo", recorda o coordenador do programa de preservação.

Das cerca de 170 a 180 que se estima ainda viverem em Angola, apenas à volta de 40 exemplares, distribuídos por duas manadas, são controlados pelas autoridades angolanas, no Parque Nacional de Cangandala, criado em 1970, e com uma área de 630 quilómetros quadrados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório