Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Mais de 270 civis morreram desde final de julho nos combates em Alepo

Um total de 277 civis, entre os quais mais de uma centena de menores e mulheres, morreu desde 31 de julho nos combates e ataques na cidade de Alepo e na província homónima, no Norte da Síria.

Mais de 270 civis morreram desde final de julho nos combates em Alepo
Notícias ao Minuto

17:13 - 13/08/16 por Lusa

Mundo Síria

Segundo informou hoje o Observatório Sírio de Direitos Humanos, citado pela agência EFE, do total de civis mortos, 209 perderam a vida em ataques com aviões de guerra, helicópteros e projéteis em diversos bairros da cidade de Alepo.

Destes, 90 morreram nas zonas orientais da cidade controladas pela oposição armada, enquanto 117 perderam a vida nos setores ocidentais, que estão sob controlo das forças leais ao regime sírio, e mais dois faleceram em ataques dos rebeldes a um bairro de Alepo.

O número total de civis mortos inclui ainda 67 que perderam a vida em ataques de aviões de combate e helicópteros a várias zonas rurais do Sul, Oeste e Norte da província de Alepo, tendo também um homem sido assassinado a tiro num caminho rural dessa região.

De acordo com o observatório, os bombardeamentos aéreos russos e do regime sírio, assim como o lançamento de projéteis por parte da oposição armada nos bairros de Alepo e nas zonas rurais da província, causaram centenas de feridos, alguns dos quais permanecem em estado grave.

Apesar da trégua de três horas diárias para Alepo anunciada na quinta-feira pela Rússia, a luta prossegue na região.

A Rússia, aliada de Damasco, assegurou que a trégua visa permitir que a ajuda humanitária possa chegar a Alepo e que, durante esse período, cessem todas as ações militares, incluindo os ataques aéreos e com fogo de artilharia.

Contudo, o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, considerou na quinta-feira que esta trégua é "insuficiente" e que são necessárias pelo menos 48 horas contínuas para a distribuição de ajuda.

A cidade de Alepo está a ser disputada entre as forças de Damasco e os rebeldes desde o verão de 2012, quando os revoltosos conquistaram grandes áreas da cidade, a segunda maior da Síria e uma das mais castigadas pelo conflito que já dura desde março de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório