Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Exército iraquiano conquista quatro aldeias a sul de Mosul

O exército iraquiano conquistou nas últimas horas ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) o controlo de quatro aldeias próximas de Mosul em combates e ataques aéreos em que morreram 57 extremistas, informaram hoje fontes militares.

Exército iraquiano conquista quatro aldeias a sul de Mosul
Notícias ao Minuto

11:52 - 13/08/16 por Lusa

Mundo Iraque

O comandante das Operações para a Libertação de Nínive, general Neshm Abdalá al Yaburi, disse à agência espanhola Efe que as tropas conseguiram libertar as localidades de Al Imam Garbi, Al Marir, Al Taleá e Al Bezayela, a cerca de 55 quilómetros a sul de Mosul, no norte do país.

A conquista destas aldeias ocorreu depois de combates com rebeldes do grupo Estado Islâmico, que começaram na sexta-feira e se prolongaram até hoje de manhã.

As quatro aldeias situam-se no limite administrativo que separa Nínive da província de Saladino.

Al Yaburi referiu ainda que nos combates e ataques aéreos da coligação internacional a essas quatro aldeias morreram 57 extremistas, incluindo sete suicidas que utilizaram carros bomba.

Os aviões de guerra da coligação lançaram mais de trinta ataques contra os jhiadistas.

O general Al Yaburi referiu também que aguarda ordens do primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, para libertar o resto das zonas de Al Qayara, a cerca de 55 quilómetros a sul de Mosul, onde há milhares de civis cercados pelos jhiadistas.

Mosul está em poder dos jhiadistas desde junho de 2014, quando uma organização terrorista declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que conquistou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório