Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cannes proíbe a utilização de 'burkinis', os biquínis que tapam o corpo

A Câmara Municipal de Cannes já colocou a decisão em prática.

Cannes proíbe a utilização de 'burkinis', os biquínis que tapam o corpo
Notícias ao Minuto

16:36 - 12/08/16 por Inês André de Figueiredo

Mundo Islão

Cannes pôs fim à utilização do ‘burkini’, uma espécie de biquíni usado para cobrir a cabeça e o corpo. O fato de banho em causa é de origem islâmica e usado para cumprir as regras muçulmanas, contudo a Câmara Municipal local optou pela proibição do seu uso.

De acordo com o Belfast Telegraph, a utilização do ‘burkini’ não respeita a “laicidade”, as regras das boas maneiras, assim como a higiene e segurança que respeitam o oceano.

A lei aprovada pelo presidente da Câmara de Cannes, David Lisnard, revela que se trata de um “equipamento de praia que manifesta de forma ostentatória uma crença em relação a uma religião”. Assim, e tendo em conta que o país e os lugares de culto que têm sido atacados por terroristas, é necessário que haja “prevenção”.

A quem defende que esta lei pode ser mal interpretada, Thierry Migoule, diretor-geral dos serviços da cidade, explicou que os símbolos religiosos não são proibidos na praia, porém estas indumentárias estão diretamente ligadas a “atos terroristas das pessoas que declaram guerra à Europa”.

Certo é que a regra está a ser tida em conta, já que não têm sido vistos’ burkinis’ em Cannes desde que a decisão foi colocada em prática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório