Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estado Islâmico sequestrou 2 mil civis ao fugir de Minbej

Combatentes do grupo extremista Estado Islâmico sequestraram cerca de 2.000 civis durante a fuga da cidade de Minbej, no norte da Síria, segundo uma organização não-governamental e membros de um grupo curdo-árabe que combate os jihadistas.

Estado Islâmico sequestrou 2 mil civis ao fugir de Minbej
Notícias ao Minuto

16:24 - 12/08/16 por Lusa

Mundo Síria

Minbej, na província de Alepo, foi tomada na semana passada aos jihadistas pela aliança curdo-árabe Forças Democráticas da Síria, que expulsaram quase todos os combatentes do Estado Islâmico (EI).

"Ao retirarem de al-Sireb, último bairro de Minbej em que estavam entrincheirados, os jihadistas raptaram cerca de 2.000 civis", afirmou um elemento do grupo curdo-árabe citado pela agência AFP.

"Usaram os civis como escudos humanos", acrescentou.

Os jihadistas levaram os reféns para a cidade de Jarablus, um bastião do Estado Islâmico cerca de 40 quilómetros a norte de Minbej, perto da fronteira com a Turquia.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou o rapto dos civis pelos jihadistas: "Os combatentes do Daesh (acrónimo árabe do EI) raptaram cerca de 2.000 civis que levaram em 500 viaturas na direção de Jarablus", informou a ong utilizando o acrónimo árabe do grupo jihadista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório