Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia instalou na Crimeia sistemas de defesa antimíssil S-400

A Rússia anunciou hoje ter colocado avançados sistemas de defesa antiaérea e antimíssil S-400 na Crimeia, península ucraniana anexada por Moscovo em 2014 onde a tensão tem subido nos últimos dias.

Rússia instalou na Crimeia sistemas de defesa antimíssil S-400
Notícias ao Minuto

16:24 - 12/08/16 por Lusa

Mundo Exército

Um regimento russo destacado na Crimeia "recebeu o sistema de defesa antiaérea Triumph", indicou um comunicado militar citado pelas agências noticiosas russas.

Os serviços secretos russos informaram na quarta-feira terem impedido no fim de semana "ataques terroristas" na Crimeia por parte dos serviços de informação militar ucraniana e repelido assaltos, alegações que Kiev nega firmemente.

O S-400 Triumph é o mais recente sistema de defesa antiaérea e de mísseis da Rússia, que também é utilizado na Síria, onde Moscovo está a ajudar com ataques aéreos o aliado presidente Bashar al-Assad.

O sistema consegue localizar à volta de 300 alvos e atingir cerca de 30 simultaneamente num raio de várias centenas de quilómetros.

Desde a anexação da Crimeia, a Rússia tem aumentado a sua presença militar na península, onde está sediada a sua Frota do Mar Negro.

A instalação do S-400 na Crimeia ocorre numa altura em que a NATO tem vindo a fazer o maior reforço do seu dispositivo no leste da Europa desde o final da Guerra Fria e os Estados Unidos provocaram a ira da Rússia ao instalarem um sistema de defesa antimíssil perto das suas fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório