Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Ativistas denunciam novo ataque com gás de cloro em Alepo

Ativistas sírios denunciaram hoje um novo ataque com gás de cloro alegadamente perpetrado pelas forças do regime do Presidente Bashar al-Assad num bairro da cidade de Alepo, no norte da Síria, e que fez pelo menos três mortos.

Ativistas denunciam novo ataque com gás de cloro em Alepo
Notícias ao Minuto

19:56 - 11/08/16 por Lusa

Mundo Síria

O ativista Mohamed Khaled disse à agência de notícias espanhola Efe que uma mulher e duas crianças da mesma família morreram na quarta-feira à noite e outras 50 pessoas sofreram sintomas de asfixia devido a um ataque com gás de cloro na zona de Al-Zabdiya, no sul de Alepo.

De acordo com a mesma fonte, helicópteros do exército governamental sírio lançaram quatro barris de gás de cloro sobre essa área, controlada por fações rebeldes moderadas, como o Exército Livre Sírio (ELS).

A Defesa Civil síria, uma organização de voluntários que presta cuidados de saúde em zonas controladas pela oposição, confirmou a morte de uma mulher e duas crianças, além de sete feridos afetados por asfixia.

Segundo um vídeo publicado na Internet pela Defesa Civil, o ataque foi levado a cabo com projéteis carregados de cloro, que os voluntários mostram nas imagens em que se vê também a destruição total de uma casa.

Em Genebra, o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, disse que "há muitas provas de que [o ataque químico] aconteceu", acrescentando que a agência competente da ONU está a investigar o incidente.

"Se aconteceu, é um crime de guerra e, como tal, requererá a atenção de todos imediatamente", sublinhou.

No início deste mês, a Defesa Civil síria denunciou um bombardeamento com substâncias químicas na localidade de Saraqeb, no leste da província setentrional de Idleb, que afetou cerca de 30 pessoas.

A Rússia, aliada de Assad, denunciou outro ataque com armas químicas alegadamente perpetrado por um grupo da oposição num bairro residencial de Alepo, em que morreram sete pessoas e 23 apresentaram sintomas de asfixia e queimaduras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório