Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estudante britânica que se juntou ao Daesh morreu em ataque aéreo

Kadiza Sultana tinha 16 anos quando fugiu, com outras duas jovens da mesma idade, para a Síria.

Estudante britânica que se juntou ao Daesh morreu em ataque aéreo
Notícias ao Minuto

19:26 - 11/08/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Raqqa

A notícia chocou o Reino Unido em 2015. Três adolescentes britânicas de origem muçulmana prepararam a fuga em segredo e, em fevereiro, desapareceram. Descobriu-se mais tarde que se tinham radicalizado. Viviam agora na Síria, em território dominado pelo Estado Islâmico.

O caso chamou a atenção pelas falhas na segurança devido à forma como três jovens ainda menores conseguiram apanhar um avião e atravessar fronteiras, sem acompanhamento de um adulto, e chegar a uma zona de conflito, mas foi também mais um alerta para jovens que podiam ser radicalizados no Ocidente

Kadiza Sultana tinha então 16 anos e fugiu para se tornar noiva de jihadistas. Sabe-se agora que terá morrido após bombardeamentos russos.

Recorde-se que há relatos de dezenas de mortes no ataque aéreo mais recente da aviação russa a Raqqa, uma das cidades-chave para o Daesh.

Os ataques aéreos russos às posições do Daesh, porém, duram há mais tempo. Terá sido num outro bombardeamento, no início do ano, que Kadiza Sultana morreu, dá conta o Daily Express, citando a ITV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório