Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Itália 'despede' conselho municipal de Corleone, cidade de 'O Padrinho'

O governo de Itália dissolveu na quarta-feira, por suspeita de infiltração da máfia, a administração municipal de Corleone, a cidade siciliana que inspirou o autor de 'O Padrinho' levado ao cinema por Francis Ford Coppola.

Itália 'despede' conselho municipal de Corleone, cidade de 'O Padrinho'
Notícias ao Minuto

12:19 - 11/08/16 por Lusa

Mundo Sícilia

Local de nascimento de alguns dos mais conhecidos mafiosos italianos, a cidade localizada perto de Palermo ganhou fama internacional como a cidade natal de Vito Corleone, o ficcional chefe da máfia representado por Marlon Brando e Robert de Niro nos filmes de Coppola baseados no romance de Mario Puzo.

Apesar da sua longa associação ao crime organizado, é a primeira vez que a administração de Corleone é dissolvida por ordem do governo central no âmbito de um procedimento que já foi aplicado a mais de 200 autoridades municipais italianas desde o início dos anos 1990.

A decisão de colocar Corleone e outras três cidades italianas do sul sob controlo de comissários nomeados pelo governo até à realização de eleições foi tomada pelo governo de centro-esquerda na quarta-feira à noite.

No caso de Corleone, a medida segue-se a uma inspeção do Ministério do Interior que revelou que familiares de mafiosos tinham sido contratados pelo conselho municipal.

Corleone é a cidade natal de Bernardo Provenzano e Salvatore "Toto" Riina, chefes da Cosa Nostra. Depois de décadas em fuga, ambos foram condenados a longas penas por múltiplos homicídios, tendo Provenzano morrido o mês passado num hospital-prisão, aos 83 anos.

As outras cidades cujos conselhos foram dissolvidos são Arzano, localizada no 'coração' da máfia napolitana, a Camorra, assim como Bovalino e Tropea, ambas na Calabria, a base da 'Ndrangheta', considerado o mais poderoso sindicato do crime da Europa devido ao papel que desempenha no tráfico global de cocaína.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório