Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Cármen Lúcia eleita para presidente do Supremo Tribunal Federal

Os magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram, na sessão plenária de hoje, por dez votos contra um, Cármen Lúcia para a presidência daquele tribunal para os próximos dois anos.

Cármen Lúcia eleita para presidente do Supremo Tribunal Federal
Notícias ao Minuto

21:01 - 10/08/16 por Lusa

Mundo Brasil

A sucessora de Ricardo Lewandowski, que será a segunda mulher a exercer o cargo, ocupará também a Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controlo dos tribunais, e tomará posse a 12 de setembro.

Na mesma sessão, Dias Toffoli foi eleito para vice-presidente, igualmente para o biénio 2016/2018.

A eleição foi protocolar, dado que o tribunal adota para a sucessão dos presidentes um sistema rotativo baseado na antiguidade.

De acordo com um comunicado do STF, "Cármen Lúcia agradeceu a confiança dos ministros [magistrados] e reiterou o juramento, feito há dez anos por ocasião da sua posse no Tribunal, de cumprir a Constituição, torná-la aplicável e bem servir aos jurisdicionados brasileiros".

A futura presidente, que integra o STF desde 2006, exerceu o cargo de procuradora-geral do Estado de Minas Gerais e foi professora de Direito Constitucional e coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Foi também a primeira mulher a exercer o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já Dias Toffoli, que também agradeceu a confiança dos colegas, integra o STF desde outubro de 2009, tendo atuado também como advogado-geral da União e como presidente do TSE.

Celso de Mello, decano do STF, salientou que, neste momento em que o Brasil enfrenta "gravíssimos desafios", Cármen Lúcia e Dias Toffoli "saberão agir com prudência, segurança e sabedoria para assegurar que o STF estará atento à sua responsabilidade institucional", mantendo o "desempenho isento, independente e imparcial da jurisdição e fazendo sempre prevalecer os valores da ordem democrática".

O STF tem tido um papel central no processo de destituição da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, com o presidente do órgão, Ricardo Lewandowski, a comandar os trabalhos do julgamento final, que deverá ocorrer no final de agosto.

O presidente do STF também liderou a sessão de terça-feira em que os senadores debateram o processo e decidiram levar Dilma Rousseff a julgamento, por 59 votos contra 21.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório