Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Participação da Turquia na NATO "não está em causa"

A NATO assegurou hoje que a participação da Turquia na Aliança Atlântica "não está em causa" e sublinhou a sua "posição muito clara" de apoio a Ancara.

Participação da Turquia na NATO "não está em causa"
Notícias ao Minuto

14:03 - 10/08/16 por Lusa

Mundo Oana Lungescu

"A qualidade de membro da NATO da Turquia não está em causa", disse a porta-voz Oana Lungescu num comunicado divulgado em resposta a "notícias especulativas".

"A NATO conta com as contribuições da Turquia e a Turquia pode contar com a solidariedade e o apoio da NATO", acrescentou.

A posição é assumida semanas depois da tentativa de golpe de Estado na Turquia e um dia depois de, num contexto de tensão nas relações com os aliados ocidentais, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter visitado a Rússia, dando origem a especulações sobre uma deterioração ainda maior dos laços com o Ocidente.

Em Ancara, hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, afirmou que a visita a Moscovo não teve esse significado, mas advertiu para as possíveis consequências de um agravamento das relações com a União Europeia.

"As nossas relações com a Rússia não são uma mensagem para o Ocidente. Trabalhámos muito para ter boas relações com a Europa", disse, depois de acusar a UE de "encorajar" os golpistas.

"Se o Ocidente um dia perder a Turquia, sejam quais forem as nossas relações com a Rússia e a China, será por sua culpa", disse.

A Turquia tem as segundas maiores Forças Armadas da NATO, depois dos Estados Unidos, e é um importante aliado do Ocidente face aos conflitos no Médio Oriente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório