Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Líder do Ciudadanos diz dar por adquirido apoio do PSOE

O líder do partido espanhol Ciudadanos, Albert Rivera, disse hoje que "dá por adquirido" que o Partido Socialista vai apoiar as seis condições que propôs ao primeiro-ministro em funções, Mariano Rajoy, porque já o fez na legislatura passada.

Líder do Ciudadanos diz dar por adquirido apoio do PSOE
Notícias ao Minuto

12:16 - 10/08/16 por Lusa

Mundo Espanha

"O canal aberto com [o secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE)] Pedro Sánchez é o acordo que já assinámos", disse Rivera à imprensa depois de uma reunião com Rajoy em que apresentou as condições do seu partido para apoiar a investidura do líder do Partido Popular (direita).

Rivera afirmou que Sánchez "estará a favor" de "tudo com que se comprometeu publicamente" e agradeceu ao secretário-geral do PSOE "o esforço" que fez na passada legislatura para "desbloquear a situação política", aceitando negociar com o Ciudadanos (centro-direita).

Nessas negociações, referiu, o acordo alcançado pelos dois líderes recebeu o apoio de 80% das bases socialistas.

As condições hoje apresentadas por Rivera a Rajoy incluem a cessação de funções públicas de qualquer pessoa imputada por corrupção, o fim dos indultos a condenados por corrupção, a reforma da lei eleitoral e a limitação dos mandatos do chefe de governo a oito anos ou duas legislaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório