Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Rejeitado "dia do burkini" em parque aquático de França

O parque aquático privado francês onde uma associação de mulheres muçulmanas queria organizar um "dia do burkini" (fato-de-banho islâmico) rejeitou hoje a realização do evento, após forte polémica e medo de "perturbações da ordem pública".

Rejeitado "dia do burkini" em parque aquático de França
Notícias ao Minuto

17:01 - 09/08/16 por Lusa

Mundo Islamismo

A associação de mulheres, que trabalha nos bairros do norte de Marselha atingidos pela pobreza, tinha feito um pedido de reserva do SpeedWater Park para 10 de setembro, com o aviso às participantes para "não virem com duas peças", mas com um fato de banho escondendo o corpo "do peito aos joelhos".

A iniciativa, perfeitamente legal, causou contudo alvoroço entre as autoridades locais e alguns políticos, a maioria de direita e extrema-direita, que condenaram o evento como uma nova expressão de "comunitarismo" que punha em causa o modelo republicano e como "um atentado à dignidade das mulheres".

O SpeedWater Park e o município de Pennes-Mirabeau, cidade com 20.000 habitantes onde se situa o parque aquático, acabaram por decidir "não manter" o pedido de reserva da associação de mulheres Smile 13, que não tinha confirmado a reserva nem pagado depósito, anunciaram o parque e a câmara num comunicado conjunto.

"Nem o SpeedWater Park, nem a cidade de Pennes-Mirabeau desejam ser palco de perturbações da ordem pública desencadeadas por questões que ultrapassam as suas atividades ou territórios", lê-se no comunicado, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

Já a 3 de agosto, o presidente da câmara, Michel Amiel, tinha anunciado que iria emitir "um mandado de proibição" daquele evento.

"Posições ideológicas extremas estão a servir-se da polémica ligada a este evento para sanar conflitos nos quais o SpeedWater Park e Pennes-Mirabeau não desejam participar", explicam as duas entidades no texto conjunto.

A associação Smile 13, que se escusou a responder às solicitações dos 'media', constata na sua conta da rede social Facebook "com espanto e pesar a dimensão da polémica" em torno do evento.

Perante as ameaças recebidas - nomeadamente balas de revólver enviadas por correio -, a associação disse ter "contactado a Assembleia contra a Islamofobia em França".

O uso de trajes islâmicos no espaço público é malvisto no país - alvo desde 2015 de vários atentados jihadistas - e o véu é proibido nas escolas e às funcionárias de serviços públicos.

O surgimento do 'burkini' e de hijabs em coleções de moda foi criticado em março pela ministra socialista dos Direitos das Mulheres, Laurence Rossignol, que nele viu "a promoção do confinamento do corpo das mulheres".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório