Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Turquia deixa aviso a EUA em dia de visita de Erdogan à Rússia

Ancara, 09 ago - A Turquia, através do seu Ministro da Justiça, alertou hoje os Estados Unidos para o eventual prejuízo das relações bilaterais com o caso do considerado "terrorista" Fetullah Gulen, atualmente exilado na Pensilvânia.

Turquia deixa aviso a EUA em dia de visita de Erdogan à Rússia
Notícias ao Minuto

09:33 - 09/08/16 por Lusa

Mundo Turquia

"Se Gulen não for extraditado, os Estados Unidos sacrificarão as relações (bilaterais) por causa desse terrorista", afirmou Bekir Bozdag, frisando que o sentimento antiamericano da população turca está a aumentar devido a este diferendo entre os dois membros da Aliança Atlântica (NATO).

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem vindo a acusar o imã Gulen, líder do movimento Hizmet, defensor de um islamismo moderado e antigo aliado do partido do Governo (AKP -- Justiça e Desenvolvimento), de ter responsabilidades no golpe militar falhado em 15 de julho, o qual provocou 273 mortos e cerca de 2.000 feridos.

Entretanto, Erdogan reúne-se hoje em São Petersburgo com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, com o objetivo de retomar a normalidade das relações entre Moscovo e Ancara, na primeira deslocação externa depois da intentona golpista.

"Será uma visita histórica, um novo começo. Nas conversações com o meu amigo Vladimir (Putin), creio que se abrirá uma nova página nas nossas relações bilaterais", afirmou o líder turco em entrevista à agência noticiosa russa Tass.

Putin foi um dos escassos dirigentes mundiais que apoiou Erdogan desde a primeira hora face aos acontecimentos de 15 de julho, ao contrário de Washington e de vários líderes europeus, sem críticas à repressão entretanto em curso e que já implicou a prisão de mais de 60 mil pessoas por alegada ligação ao Hizmet.

A cimeira russo-turca foi acordada depois de Erdogan, no final de junho, ter pedido desculpas formais pelo abate de um avião de caça da Rússia na fronteira com a Síria, incluindo o alvejamento de um dos pilotos quando já descia de paraquedas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório