Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Sérvia: Conservadores e socialistas formam coligação governamental

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, anunciou hoje, três meses após as eleições legislativas antecipadas, que o seu Partido Progressista (SNS, centro-direita) voltará a formar um governo de coligação com o Partido Socialista (SPS).

Sérvia: Conservadores e socialistas formam coligação governamental
Notícias ao Minuto

20:26 - 08/08/16 por Lusa

Mundo Governo

Vucic explicou em conferência de imprensa que apresentará na terça-feira perante o parlamento a composição e programa do novo executivo, que anuncia como principal objetivo o desenvolvimento económico do país.

Apesar de no passado dia 24 de abril o SNS, coligado a outras formações, ter garantido 48,2% dos votos e uma confortável maioria absoluta, Vucis decidiu voltar a incluir os socialistas no governo, repetindo a coligação no poder entre 2014 e 2016.

Vucic decidiu antecipar as eleições por dois anos ao alegar que o seu governo necessitava de um forte apoio para promover nos próximos anos amplas alterações na administração pública e reformas económicas radicais, e quando o país balcânico já iniciou as negociações de adesão à União Europeia.

O primeiro-ministro junta assim aos 131 deputados que elegeu (num parlamento com 250 lugares), os 29 detidos pelo SPS, herdeiro da antiga Liga dos Comunistas da Sérvia.

O novo governo também contará com o apoio do SVM, o partido da minoria húngara, com quatro lugares no hemiciclo e que também integrava a anterior coligação.

Vucic precisou que o novo governo terá pelo menos seis novos ministros, num total de 18, e assegurou que será um executivo de "êxito, experiência e frescura".

A gestão governativa do ex-membro do ultranacionalista Partido Radical Sérvio (SRS), entretanto convertido ao "europeísmo", caraterizou-se nos dois últimos anos pela austeridade económica, o anúncio de reformas, a redução da função públicas e um amplo pacote de privatizações, mas muitas das medidas ainda não foram aplicadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório