Forças norte-americanas lançaram uma bomba atómica sobre Nagasaki, o segundo ataque deste tipo contra o Japão em três dias. Foi desta forma que a BBC anunciou, a 9 de agosto de 1945, o ataque nuclear lançado na cidade japonesa.
Três dias antes, a bomba Little Boy, lançada pelo avião Enola Gay, tinha aniquilado a cidade de Hiroshima. O mundo estava estupefacto. Os Estados Unidos da América tinham lançado a primeira bomba atómica da História da Humanidade.
Os efeitos que a mesma teria ainda eram uma incógnita, mas ainda assim, três dias depois foi a vez de Nagasaki sentir na pele a fúria norte-americana.
Com 3,5 metros, 4 toneladas e um poder de destruição equivalente ao de 22 quilotons de TNT, a Fat Man foi lançada ao final da manhã.
O céu estava limpo, o que ajudou a que o bombardeamento fosse certeiro. A bomba foi lançada pelo avião Bockstar e atingiu em cheio uma cidade que não esperava um ataque.
Pelo menos 74 mil pessoas, a larga maioria civis, morreram na sequência da bomba de plutónio que tinha como alvos uma fábrica de material de guerra e outra fábrica de aço.
Mas o efeito destruidor não atingiu apenas fábricas e as imagens que hoje lhe trazemos mostram isso mesmo, a devastação de uma cidade e a morte de milhares e milhares de inocentes.