Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A destruição da bomba atómica de Nagasaki em imagens

A 9 de agosto de 1945, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram um novo ataque atómico ao Japão. Depois de Hiroshima foi a vez de Nagasaki. Duas cidades diferentes, a mesma destruição que ficou para a História.

Notícias ao Minuto

07:15 - 09/08/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo II Guerra Mundial

Forças norte-americanas lançaram uma bomba atómica sobre Nagasaki, o segundo ataque deste tipo contra o Japão em três dias. Foi desta forma que a BBC anunciou, a 9 de agosto de 1945, o ataque nuclear lançado na cidade japonesa.

Três dias antes, a bomba Little Boy, lançada pelo avião Enola Gay, tinha aniquilado a cidade de Hiroshima. O mundo estava estupefacto. Os Estados Unidos da América tinham lançado a primeira bomba atómica da História da Humanidade.

Os efeitos que a mesma teria ainda eram uma incógnita, mas ainda assim, três dias depois foi a vez de Nagasaki sentir na pele a fúria norte-americana.

Com 3,5 metros, 4 toneladas e um poder de destruição equivalente ao de 22 quilotons de TNT, a Fat Man foi lançada ao final da manhã.

O céu estava limpo, o que ajudou a que o bombardeamento fosse certeiro. A bomba foi lançada pelo avião Bockstar e atingiu em cheio uma cidade que não esperava um ataque.

Pelo menos 74 mil pessoas, a larga maioria civis, morreram na sequência da bomba de plutónio que tinha como alvos uma fábrica de material de guerra e outra fábrica de aço.

Mas o efeito destruidor não atingiu apenas fábricas e as imagens que hoje lhe trazemos mostram isso mesmo, a devastação de uma cidade e a morte de milhares e milhares de inocentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório