Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo viu na cerimónia de abertura o "retrato da grandeza do Brasil"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na sexta-feira, foi "o retrato da grandeza do Brasil".

Marcelo viu na cerimónia de abertura o "retrato da grandeza do Brasil"
Notícias ao Minuto

06:27 - 07/08/16 por Lusa

Mundo Rio2016

"Ontem (sexta-feira), a abertura das Olimpíadas foi isso mesmo, o retrato da grandeza do Brasil", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, que descreveu o país como "grande potência, enorme em tudo, pletórico de energia".

O Chefe de Estado, que assistiu à cerimónia de abertura, no Estádio do Maracanã, falava na visita a uma exposição sobre Amália Rodrigues e a sua presença no Brasil, que está patente no Consulado de Portugal em São Paulo.

A exposição 'Amália, Saudades do Brasil', produzida pela antiga ministra da Cultura Maria João Bustorff, reúne espólio da relação de Amália com o Brasil, desde a estreia no Casino de Copacabana, em 1944, à tournée' realizada no ano seguinte, nos anos 1960 quando ali viveu depois de casar, e sobretudo às parcerias e amizades com artistas brasileiros.

Perante os convidados presentes no Consulado, Marcelo Rebelo de Sousa falou da diva do fado como alguém que carregou a "permanente insatisfação e amor-próprio muito forte que caracteriza os grandes interpretes das vontades pátrias".

"Está lá tudo: o português errante no mundo, o português capaz da grande aventura e do grande sonho, o português também no regresso a casa -- nas grande alegrias e também nas grandes tristezas -, num olhar que muitas vezes se captava em Amália está no infinito, está para além do horizonte, que é muito o olhar do português espalhado pelo mundo", disse.

"Não admira que Amália tenha sido transversal como foi, no sentido de atravessar classes sociais, sensibilidades doutrinárias ou ideológicas", frisou o Presidente da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório