Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Visitas inesperadas. O outro lado ‘negro’ do Jogos Olímpicos

Invadiram o espaço deles. Agora é a vez de eles invadirem o dos humanos.

Visitas inesperadas. O outro lado ‘negro’ do Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

21:58 - 06/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

A reportagem é da BBC e denuncia uma realidade paralela a esta edição dos Jogos Olímpicos no Brasil. Jacarés, preguiças, capivaras e cobras são alguns dos animais que têm visitado campos do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal, a região está a ser acompanhada por uma equipa de biólogos que já se depararam, por exemplo, com um jacaré-de-papo amarelo (uma espécie em vias de extinção) a nadar em esgotos, a descansar em cima de lixo flutuante e até com um saco de plástico preso no pescoço. Também há relatos de jacarés e cobras a nadar em piscinas dos condomínios da zona. Um campo de golfe do Rio'2016 também recebeu a visita especial, de uma preguiça. 

E porque razão é que isso acontece? De acordo os especialistas, escreve a BBC, estas espécies perderam parte do habitat natural após o avanço imobiliário e agora estão à procura de um sítio para viver. A perda de espaço e a devastação não são novidade. Os biólogos afirmam que o processo começou a ficar mais grave há 30 anos e atingiu agora um nível crítico, atingindo diversos animais.

"O uso irregular de terra ou mau planeamento causou imensos prejuízos também para pequenos animais como caranguejos, aves, peixes e insetos que afetam toda a cadeia", afirma a geóloga Silma Cardoso de Santa Maria, que faz parte da equipa que trabalha na conservação da área.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório