Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Oposição síria afirma ter quebrado cerco do regime a Alepo

Os rebeldes sírios romperam hoje o cerco das forças do regime a Alepo (norte), segunda cidade do país, recuperando vários bairros e cercando a parte ocupada pelo exército, segundo fontes da oposição.

Oposição síria afirma ter quebrado cerco do regime a Alepo
Notícias ao Minuto

17:19 - 06/08/16 por Lusa

Mundo Conflito

Os dois lados em conflito disputam o controlo de Alepo desde meados de 2012 e, há três semanas, o exército sírio, apoiado pelas forças russas, conseguiu cercar as zonas da cidade controladas pelos rebeldes.

No domingo passado, grupos de rebeldes e 'jihadistas' lançaram uma ofensiva contra a parte leste da cidade, onde residem cerca de 250.000, e, hoje, conseguiram quebrar o cerco a partir da zona sudoeste de Alepo, segundo responsáveis da oposição citados por agências internacionais.

O grupo islamita Ahrar al-Sham precisou que as forças contrárias ao regime conseguiram tomar Ramussa, nos limites sudoeste da cidade, e "abrir a estrada para Alepo".

Um jornalista da agência France-Presse no local relatou que muitos residentes saíram para as ruas para celebrar o fim do cerco.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, as forças rebeldes conseguiram também hoje tomar partes de uma academia militar a sul de Alepo.

A organização informou por outro lado que desde o lançamento da ofensiva rebelde, no domingo passado, 500 combatentes e 130 civis foram mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório