Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ambiente: Moçambique vai beneficiar da ajuda financeira de França

Moçambique será um dos países africanos beneficiários de um investimento de dois mil milhões de dólares da França na área da conservação ambiental, anunciou hoje em Maputo a ministra francesa da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia.

Ambiente: Moçambique vai beneficiar da ajuda financeira de França
Notícias ao Minuto

17:44 - 05/08/16 por Lusa

Mundo Investimento

"Os dois mil milhões de dólares ([1,8 mil milhões de euros] serão repartidos pelos vários projetos de meio ambiente em África", afirmou Ségolène Royal, em declarações aos jornalistas, à margem de um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

O fundo, adiantou a ministra francesa, destina-se a projetos na área das energias renováveis, exploração sustentável da atividade turística e de recursos marinhos, nomeadamente a atividade piscatória.

A verba foi anunciada em dezembro do ano passado pelo chefe de Estado francês, Francois Holande, como contribuição do país para um fundo de 10 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros) da comunidade internacional para a área da proteção ambiental em África no quadro dos compromissos assumidos durante a Cimeira do Clima de Paris (COP21).

"A digressão que estou a fazer pela África visa apurar que projetos estão em estado mais avançado para se poder injetar o fundo", acrescentou Ségolène Royal.

Royal salientou a necessidade de o mundo aumentar o investimento na proteção do ambiente, assinalando que o aquecimento global ameaça a subsistência da natureza.

Por seu turno, o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia, congratulou-se com a ajuda do Governo francês, apontando a intervenção de Paris na conservação da biodiversidade no país, sobretudo nas ilhas Quirimbas, província de Cabo Delgado, norte do país.

"A França tem sido um parceiro estratégico e juntos vamos continuar a trabalhar", adiantou.

Nos últimos cinco anos, a Agência Francesa para o Desenvolvimento, disponibilizou cerca de cinco milhões de euros para dinamizar o desenvolvimento baseado na preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais no Parque Nacional das Quirimbas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório