Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Massacre em supermercado na Índia faz vários mortos

Ataque perpetrado por grupo separatista.

Massacre em supermercado na Índia faz vários mortos
Notícias ao Minuto

11:37 - 05/08/16 por Goreti Pera com Lusa

Mundo Ataque

Pelo menos 14 pessoas morreram e 30 ficaram feridas num ataque a um supermercado na Índia, segundo o Express. A informação oficial dá conta, contudo, de apenas 12 mortos.

O massacre aconteceu no estado de Assam e foi perpetrado por militantes do grupo separatista Bodo, indica o mesmo jornal.

De acordo com a polícia local, “há definitivamente três ou quatro atacantes”.

Um dos atacantes foi morto pelas forças de segurança depois do ataque, informou Sahay, diretor-geral da polícia do Estado de Assam, acrescentando que os atacantes também usaram uma granada, que deu origem a um incêndio num edifício do mercado, cheio de consumidores.

A Aljazeera indica que pelo menos 20 pessoas estão em estado grave.

O tiroteio ocorreu às 11:00 (06:30 em Lisboa), num mercado do distrito de Kokrajhar, no Estado de Assam.

As autoridades regionais afirmaram que reforços policiais e paramilitares foram enviados para Balajan, a cerca de 220 quilómetros a oeste de Guwahati, principal cidade de Assam.

O ataque, que causou também vários feridos, não foi reivindicado, mas a região, perto da fronteira com o Butão, e onde vive a etnia 'bodo' tem sido palco de numerosos confrontos entre as autoridades indianas e grupos rebeldes separatistas. O grupo National Democratic Front of Bodoland (NDFB) luta pela soberania da etnia Bodo em Assam.

O subcomissário da administração regional, P.K. Bhagawati, indicou que as vítimas pertencem "a diferentes comunidades" e o incidente ocorreu num contexto de tensão frequente entre as várias etnias e grupos religiosos que vivem na região.

[Notícia atualizada às 11h58]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório