Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Bayezid tem quatro anos e é o 'Benjamim Button' da vida real

Condição rara faz com que envelheça oito vezes mais rápido do que o normal.

Bayezid tem quatro anos e é o 'Benjamim Button' da vida real
Notícias ao Minuto

08:11 - 05/08/16 por Goreti Pera

Mundo Bangladesh

Bayezid Hossain, natural do Bangladesh, poderia ser uma criança como qualquer outra, mas uma condição rara faz com que se torne especial. Aos quatro anos, tem a aparência de um homem de 80.

A doença genética de que padece (progeria) faz com que envelheça oito vezes mais rápido do que o normal. Foi esta doença sem cura que inspirou o romancista Francis Scott Fitzgerald, que escreveu o conto que veio a dar origem ao filme ‘O Estranho Caso de Benjamim Button’.

A comparação é inevitável. Mas, se na trama o personagem interpretado por Brad Pitt nasceu velho e foi ficando mais novo à medida que o tempo passava, o mesmo não acontece com Bayezid.

Segundo os médicos, um paciente com progeria vive em média 13 anos. Quando nasceu, filho de dois primos, a comunidade olhava-o com reprovação, mas hoje Bayezid é já acarinhado pela maioria dos habitantes.

“Só aprendeu a andar aos 13 anos, mas já tinha dentes aos três meses. O seu crescimento físico é completamente anormal, mas mentalmente ele consegue ter uma conversa maravilhosa, muito consciente e intutiva para a sua idade”, contou a mãe, de 18 anos, ao Daily Mail.

Tripti Khatun diz-se ainda “orgulhosa” por o filho ser “extremamente mais inteligente do que as outras crianças”, mas apreensiva por saber que tem uma curta esperança de vida.

Além do aspeto exterior, marcado por uma pele flácida, Bayezid sofre já de dores nas articulações, dificuldades em urinar e tem dentes fracos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório