Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Alegações de Trump sobre manipulação de eleições "são ridículas"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou hoje ridículas as alegações do candidato republicano Donald Trump, de que as eleições presidenciais vão ser manipuladas.

Alegações de Trump sobre manipulação de eleições "são ridículas"
Notícias ao Minuto

23:44 - 04/08/16 por Lusa

Mundo Barack Obama

"Não sei nem por onde começar a responder a essa questão", disse Obama, questionado por um jornalista sobre as declarações de Donald Trump.

"Se Trump está a sugerir que existe uma teoria da conspiração que está a ser programada em todo o país (...) isso é ridículo", declarou o Presidente aos jornalistas, em declarações citadas pela agência France Presse.

Donald Trump afirmou que a eleição presidencial de novembro contra Hillary Clinton pode ser falseada, numa altura em que as sondagens não dão resultados positivos ao candidato republicano.

Numa conferência de imprensa no Pentágono antes das suas férias de verão, o Presidente Obama sublinhou que as eleições não são manipuladas.

"Se Trump chegasse ao dia das eleições com 10 a 15 pontos de vantagem [nas sondagens] e acabasse por perder, então poderia levantar algumas dúvidas, mas, por enquanto, isso não aconteceu", afirmou Obama, citado pela agência noticiosa Efe.

O Presidente lembrou que a responsabilidade de estabelecer os mecanismos eleitorais, como a colocação das urnas, é dos Estados e das autoridades locais e que o papel do governo federal se limita a assegurar que não há máquinas que possam ser pirateadas nem processos que não respeitem os direitos civis.

"Que o senhor Trump sugere que há uma conspiração em todo o país, incluindo em Estados como o Texas, onde os democratas não estão no cargo, isso é ridículo", declarou Obama.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório