Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Tempestade Earl transformou-se em furacão e deve atingir terra

A tempestade Earl transformou-se num furacão perto da costa do Belize e sobre o norte da costa das Honduras, ao atingir ventos na ordem dos 120 quilómetros/horas, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Tempestade Earl transformou-se em furacão e deve atingir terra
Notícias ao Minuto

23:41 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Honduras

Um avião da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera determinou que o Earl se desloca para oeste a uma velocidade de 22 quilómetros/hora e está localizado a 110 quilómetros a noroeste da ilha Roatan, nas Honduras, e a 240 quilómetros a este da cidade de Belize, no Belize.

O Earl, que se formou terça-feira a noroeste do Caribe, está perto das ilhas das Honduras, que está em alerta vermelho, esperando-se que atinja terra no Belize ainda hoje ou durante a manhã de quinta-feira, segundo o CNH.

Num boletim divulgado às 16:00 locais (22:00 em Lisboa), o centro meteorológico informou que o "Earl", a quinta tempestade tropical da temporada, deverá diminuir de intensidade quando tocar em terra.

O Governo das Honduras emitiu um aviso de furacão para as ilhas.

Também foi emitido um aviso de furacão para o norte de Puerto Costa Maya, no México.

O furacão deverá provocar chuva de grande intensidade, incluindo no Belize, Honduras, Guatemala e na Península de Yucatán, no México.

O Earl foi classificado na categoria 1 na escalda de intensidade de Saffir-Simpson e é o segundo furacão da temporada, que decorre entre junho e novembro.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera prevê para este ano a formação de entre 10 e 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito podem chegar a furacões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório