Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Segways banidas dos bairros turísticos de Praga

A circulação de segways, veículos elétricos de duas rodas utilizados principalmente por turistas estrangeiros, foi proibida no centro histórico de Praga depois de várias queixas de moradores da capital checa, anunciou hoje a câmara.

Segways banidas dos bairros turísticos de Praga
Notícias ao Minuto

19:59 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Veículos

"Espero que as experiências da vossa visita a Praga não sejam empobrecidas sem os passeios de segway no centro da cidade", informou a autarca de Praga, Adriana Krnacova.

"Por outro lado, vão poder saborear melhor a beleza e a atmosfera da metrópole checa, sem risco de colisões", acrescentou, num texto dirigido aos visitantes da "cidade das 100 torres".

A interdição -- que entrou hoje em vigor -- cobre todos os bairros históricos que costumam estar cheios de turistas, incluindo o Castelo, a Ponte Carlos, a Cidade Velha, a Mala Strana, a cidade judaica, a colina de Petrin e as docas de Vltava, o rio que atravessa Praga.

Em caso de violação da nova regra, a multa é de 75 euros, destacou a Presidente.

O conselho municipal afirma ter tomado esta decisão no seguimento de queixas frequentes por parte dos peões checos, mas também estrangeiros, causadas pela velocidade dos veículos e pela falta de atenção dos seus condutores nas estreitas ruas históricas do centro da cidade.

"Recebemos muitas reclamações", disse Adriana Krnacova.

Praga, que recebe por ano seis milhões de visitantes, seguiu o exemplo de várias outras metrópoles que já tinham imposto regras a estes veículos de duas rodas, como Nova Ioque e Barcelona.

A decisão aumentou a fúria das pessoas que alugam os segways, que estimam que a medida de interdição vai deixar 300 pessoas no desemprego, em plena época turística.

O 'segway', que se dirige com um guiador e que permite o deslocamento individual, tornou-se popular durante a última década.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório