Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Forças do regime recuperam localidades aos rebeldes em Alepo

As forças do regime sírio, apoiadas por ataques aéreos russos, recuperaram na terça-feira vários montes e localidades em poder de rebeldes na periferia sudoeste de Alepo, afirmou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Forças do regime recuperam localidades aos rebeldes em Alepo
Notícias ao Minuto

11:21 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Síria

A contra ofensiva reduziu a quase nada os ganhos dos rebeldes na ofensiva lançada no domingo para romper o cerco imposto pelo regime aos bairros no leste da cidade de Alepo, no norte da Síria.

O diário pró-governamental al-Watan informa hoje que as forças do regime "avançam novamente no sul e sudoeste de Alepo após grandes reveses sofridos" pelos grupos rebeldes.

Alepo está dividida desde julho de 2012, com os bairros da zona oeste nas mãos de forças governamentais e os do leste controlados pelos rebeldes, estando estes completamente cercados desde 17 de julho.

Os rebeldes estão a ser apoiados pelo grupo jihadista Frente Fateh al-Cham (ex-Frente al Nosra, que cortou as ligações à Al-Qaeda), enquanto o regime é ajudado pela aviação russa e a nível terrestre por combatentes iranianos e do movimento xiita libanês Hezbollah, segundo o OSDH.

A organização indicou ainda que durante a noite pelo menos 10 civis, entre os quais quatro crianças, morreram em bombardeamentos rebeldes contra bairros ocupados pelo governo no oeste de Alepo, que causaram desde domingo a morte de mais de 40 civis.

Iniciado em 2011, o conflito na Síria já causou mais de 280.000 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório