Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Erupções vulcânicas na Indonésia perturbam o tráfego aéreo

O encerramento de dois aeroportos nas ilhas do sudeste asiático (Lombok e Ternate) e o cancelamento de voos para a ilha turística de Bali deveu-se às erupções vulcânicas dos últimos dias na Indonésia, anunciaram hoje as autoridades.

Erupções vulcânicas na Indonésia perturbam o tráfego aéreo
Notícias ao Minuto

09:52 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Natureza

O vulcão Gamala situado na ilha de Ternate, no arquipélago das Molucas, entrou hoje de manhã em erupção, após um sismo moderado na região, emitindo nuvens de cinza até aos 600 metros de altura e obrigando o encerramento do aeroporto da ilha, informou hoje a Agência Nacional de Mitigação de Desastres (National Disaster Mitigation Agency -- BNPB).

"Apelou-se à população que mantivesse a calma", declarou Sutopo Purwo Nugroho, o porta-voz da BNPB, acrescentando que as autoridades não optaram pela retirada dos habitantes.

No sul, o aeroporto da ilha de Lombok foi encerrado durante a noite de segunda-feira até terça-feira, devido a uma espessa nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão Rinjani, o que levou ao cancelamento de 29 voos domésticos e internacionais para Lombok.

O aeroporto de Bali, que anualmente atrai dez milhões de turistas estrangeiros, permaneceu aberto. Mas vários voos que ligam Lombok a Bali foram cancelados.

Pelo menos 129 vulcões ativos estão listados na Indonésia, um arquipélago situado no Anel de Fogo do Pacífico e conhecido por uma linha de vulcões que faz fronteira com o oceano pacífico, localizada entre várias placas tectónicas, cujo movimento cria uma intensa atividade geológica como sismos ou maremotos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório