Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Governo da Colômbia vai deportar migrantes cubanos ilegais

O Governo colombiano negou hoje o pedido de um avião feito por mais 1.300 cubanos que esperam no noroeste do país para continuarem viagem para o México e informou que vai deportar os que não abandonarem o país voluntariamente.

Governo da Colômbia vai deportar migrantes cubanos ilegais
Notícias ao Minuto

07:05 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Decisão

O anúncio foi feito pelo diretor dos serviços de Migração da Colômbia, Christian Krüger, após uma reunião com o Presidente do país, Juan Manuel Santos, e os ministros dos Negócios Estrangeiros, María Ángela Holguín, e do Interior, Juan Fernando Cristo, durante a qual foi analisada a situação dos migrantes ilegais que estão na localidade de Turbo, no noroeste.

"Estão a ser tomadas medidas. Convidamos estes migrantes a dirigirem-se à Migração da Colômbia para realizar as deportações voluntárias", disse Krüger, acrescentando que os que não desejarem fazê-lo serão obrigados a sair do país.

Já esta semana, um grupo de 2.432 cubanos retidos na Colômbia, perto da fronteira com o Panamá, pediram a intervenção do Presidente Barack Obama, ONU e Organização dos Estados Americanos (OEA) para chegarem em segurança aos EUA, informaram fontes oficiais.

A Colômbia expulsou mais de 5.800 migrantes em situação ilegal no país nos últimos dois meses, a maioria oriundos do Haiti, anunciou o Governo de Bogotá no final de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório