Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

Presidente da Bolívia anuncia fundo de desenvolvimento indígena

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje um novo fundo para financiar projetos de desenvolvimento indígena que substituem uma outra entidade que foi denunciada por fraudes milionárias.

Presidente da Bolívia anuncia fundo de desenvolvimento indígena

O representante fez o anúncio perante milhares de indígenas e camponeses durante uma cerimónia realizada na cidade de Challapata, na região andina de Oruro, decorrente ao "Dia da Revolução Agrária, Produtiva e Comunitária".

No seu discurso, Morales disse que, a partir de agora, o fundo vai financiar unicamente projetos produtivos, deixando de financiar a construção ou restauração de infraestruturas, como acontecia antes do "escândalo" de corrupção na entidade descoberta.

Acrescentou ainda que cada município deve decidir quais os projetos necessários, bem como qual a entidade que deve receber o dinheiro para a sua execução.

As investigações sobre a corrupção com o antigo fundo revelaram que existiram desembolsos de dinheiro das contas pessoais de alguns dirigentes camponeses e indígenas para financiar projetos que nunca se concretizaram.

Morales também informou que vão ser despendidos cerca de 574.700 dólares (cerca de 512.120 euros) por município para a execução dos projetos que devem ser apresentados até outubro e que em novembro comecem a ser realizados.

A nova entidade de financiamento vai substituir o Fundo de Desenvolvimento Indígena, Originário e Camponês (Fondiac), que foi criado por Morales de forma a impulsionar os planos de desenvolvimento com indígenas e camponeses.

Morales também anunciou uma série de decretos para promover a produção agropecuária mediante projetos de doação de águas e o melhoramento dos camelídeos e a liberação de tarifas para a importação de máquinas e implementos agrícolas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório