Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Kremlin volta a negar contactos entre Putin e o republicano Trump

O Kremlin negou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, teve contactos com o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar da troca de elogios mútua.

Kremlin volta a negar contactos entre Putin e o republicano Trump
Notícias ao Minuto

22:16 - 02/08/16 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Já dissemos muitas vezes. O Presidente Putin nunca teve contacto com o Trump. Nunca conversou com ele, nem por telefone", disse Dmitry Peskov, diplomata russo, em declarações ao canal norte-americano NBC, segundos os meios de comunicação russos.

Lamentou ainda que "os ataques à Rússia são frequentes durante as eleições norte-americanas", referindo-se às acusações da envolvência russa no ataque pirata a milhares de e-mails do Comité Nacional Democrata (DNC) de forma a favorecer Donald Trump, algo que o Kremlin considera "absurdo".

Trump já expressou, por diversas vezes, a sua vontade de manter boas relações com o chefe do Kremlin, que recentemente descreveu o candidato republicano como uma "pessoa brilhante".

O atual Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que se o envolvimento da Rússia no ciberataque à DNC for confirmado, vai representar um "verdadeiro problema", contudo não mudará "drasticamente" a relação "já dura e difícil" entre ambos os países.

"As afirmações de que a Rússia dirige as ações dos piratas são absurdas (...) não há dúvida de que as estruturas governamentais russas não estão envolvidas e nunca se dedicaram ao ciberterrorismo", disse a candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton.

Vladimir Putin acusou diretamente a candidata Clinton de instigar as finais de 2011 dos maiores protestos antigovernamentais da história russa, depois das alegações de fraude a favor do partido do Kremlin nas eleições legislativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório