Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Comissão israelita reconhece pela primeira vez genocídio arménio

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Parlamento israelita (Knesset) reconheceu o genocídio arménio numa declaração que pretende que seja aprovada pelo plenário da câmara dos deputados, apurou hoje a Efe junto de fontes oficiais.

Comissão israelita reconhece pela primeira vez genocídio arménio
Notícias ao Minuto

15:23 - 02/08/16 por Lusa

Mundo Parlamento

"Nada justifica uma situação em que os judeus não reconheçam a perseguição e o genocídio", afirmou à agência espanhola de notícias Zehava Galon, deputada e líder do partido pacifista Meeretz, impulsionadora da iniciativa, que foi aprovada esta segunda-feira pela comissão do Parlamento israelita

"O Knesset terá que encontrar o momento para reconhecer, de uma vez por todas, toda a injustiça que se fez ao povo arménio", acrescentou.

O presidente da comissão que aprovou a medida, Yaakov Margi, declarou ao diário digital Ynet, de acordo com a Efe, que é uma "obrigação moral reconhecer o holocausto da nação arménia".

O presidente do Parlamento israelita, Yuli Edelstein, já defendeu no passado a apresentação ao Knesset de uma moção semelhante e mostra-se otimista quanto à aprovação da declaração que será submetida à votação do plenário.

Em maio, o Presidente israelita, Reuven Rivlin, afirmou também que o seu país "está moralmente obrigado" a reconhecer o genocídio -- ainda que tenha evitado o termo --, considerando que são factos que "não se podem ignorar", durante uma visita à igreja apostólica arménia na cidade velha de Jerusalém.

Oficialmente, Israel tem-se recusado sempre qualificar como "genocídio" os massacres de arménios -- entre 500 mil e 2 milhões, consoante as diferentes fontes - cometidos pelos turcos entre 1915 e 1918, considerando que este era um assunto que devia ser resolvido entre as partes.

A declaração aprovada pela comissão parlamentar vai em sentido contrário à posição cautelosa que historicamente Israel tem adotado nas suas relações sensíveis com a Turquia, que sempre evitou hostilizar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório