Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cinco polícias mortos em ataque do PKK no leste da Turquia

Cinco polícias turcos foram hoje mortos no leste do país num atentado à bomba atribuído à rebelião curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), anunciou um responsável local.

Cinco polícias mortos em ataque do PKK no leste da Turquia
Notícias ao Minuto

18:37 - 01/08/16 por Lusa

Mundo Autoridades

Os polícias das forças especiais foram mortos pela explosão de uma bomba à passagem do seu veículo em Bingol (leste), precisou o governador da província, Yavuz Selim Kösger.

Entre sexta-feira e domingo foram mortos 12 soldados turcos em combates com o PKK na província de Hakkari (sudeste) e em Ordu, uma povoação nas margens do Mar Negro (nordeste).

Os ataques contra o exército multiplicaram-se desde o fim do cessar-fogo em julho de 2015, e que vigorava há dois anos e meio nas regiões do sudeste do país de maioria curda.

O recomeço do conflito provocou centenas de mortos entre as forças rebeldes, a população civil, e as forças militares e policiais, sobretudo na sequência das operações do exército destinadas a desalojar os combatentes e ativistas curdos das zonas urbanas.

O balanço da rebelião curda, desencadeada em 1984, aponta para cerca de 40.000 mortos, e onde se incluem milhares de civis.

O PKK é considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório