Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estado angolano arrecadou 5 milhões com a exportação de diamantes

As exportações angolanas de diamantes renderam mais de cinco milhões de euros em receitas fiscais no mês de junho, uma forte subida face ao mesmo período de 2015, que não chegou a um milhão de euros.

Estado angolano arrecadou 5 milhões com a exportação de diamantes
Notícias ao Minuto

16:59 - 01/08/16 por Lusa

Mundo Angola

De acordo com dados dos relatórios mensais do Ministério das Finanças referentes à arrecadação de receitas diamantíferas, compilados hoje pela agência Lusa, estas vendas ascenderam globalmente a 760.939 quilates e a 80,5 milhões de dólares (72 milhões de euros).

Entre imposto industrial e 'royalties' pagos pelas empresas diamantíferas, a atividade rendeu em receitas fiscais 934.122.155 de kwanzas (cinco milhões de euros), uma subida homóloga, mas descendo mais de 11% face a maio.

Desde o início do ano, os diamantes já renderam em receitas fiscais mais de 8.505 milhões de kwanzas (46 milhões de euros) para o Estado angolano.

Depois do petróleo, os diamantes são o principal produto de exportação de Angola, tendo cada quilate vendido pelo país atingido em média os 105,79 dólares, em junho, longe dos máximos do ano, em fevereiro, com 158,52 dólares.

O presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), Carlos Sumbula, disse em janeiro passado que os países produtores diamantíferos pretendem reduzir a quantidade de pedras preciosas no mercado para travar a quebra nos preços.

Entre outros projetos, a Endiama já anunciou que a primeira fase de produção da nova mina de diamantes do Luaxe, no interior norte de Angola, "o maior kimberlito" descoberto no país e que poderá duplicar a produção nacional, arranca "nos primeiros meses de 2018".

Juntamente com os restantes parceiros do contrato de investimento mineiro do Luaxe, a Endiama e os russos da Alrosa preveem investir mil milhões de dólares (900 milhões de euros) naquela concessão, que poderá garantir uma produção anual de cerca de dez milhões de quilates.

A mina de Luaxe deverá representar reservas à volta de 350 milhões de quilates e conta com uma previsão de exploração de mais de 30 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório