Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Macau e Hong Kong em alerta devido a tufão

Os serviços meteorológicos de Macau e Hong Kong emitiram hoje avisos de tempestade tropical devido à aproximação das duas regiões do tufão Nida.

Macau e Hong Kong em alerta devido a tufão
Notícias ao Minuto

13:25 - 01/08/16 por Lusa

Mundo Meteorologia

Nas duas regiões administrativas especiais chinesas foi hasteado o sinal 3 de tempestade tropical (numa escala de 1 a 10 e onde não existem o 4, 5, 6 e 7), que significa que os ventos constantes poderão ter entre 42 e 62 quilómetros por hora com rajadas de cerca de 110 quilómetros por hora.

Segundo a informação divulgada pelos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, às 19:00 locais (12:00 em Lisboa), o tufão estava a cerca de 330 quilómetros de Macau e estava a aproximar-se "gradualmente" do território.

Os serviços estimam içar o aviso de 'storm surge', que corresponde ao perigo de elevação do nível das águas e de inundações, às 06:00 de terça-feira, não descartando também içar o sinal 8 de tempestade tropical nas próximas horas.

A aproximação do tufão já levou hoje ao cancelamento e atrasos de voos no aeroporto de Macau, o mesmo acontecendo com as ligações marítimas com Hong Kong. Estão também cancelados dezenas de voos previstos para terça-feira.

Por outro lado, o Instituto Cultural de Macau pediu aos responsáveis pelo património histórico para "desencadearem uma proteção adequada e antecipada" dos edifícios.

Em Hong Kong, onde o sinal três foi içado às 11:40, esta tarde já tinham sido cancelados centenas de voos agendados para hoje e terça-feira, em antecipação à passagem do tufão Nida, de acordo com a imprensa local, assim como ligações marítimas às regiões vizinhas.

Com o sinal 3 hasteado, as autoridades recomendam a recolha de embarcações em abrigos e "portos de segurança", verificar o estado de portas e janelas, a desobstrução de sarjetas e goteiras e o acompanhamento das informações meteorológicas.

O observatório meteorológico de Hong Kong informou que poderá subir o alerta para sinal 8 esta noite.

O número oito significa ventos fortes a soprar ao nível do mar, a velocidades entre 63 e 117 quilómetros por hora, com rajadas que podem exceder os 180 quilómetros por hora.

O tufão Nida, conhecido como Carina nas Filipinas, provocou chuvas fortes nas ilhas de Samar e Catanduanes.

Catarman, na ilha de Samar, registou 312 milímetros de precipitação entre sexta-feira e sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório