Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nova lei contra o terrorismo na Malásia entra em vigor

A nova lei de segurança nacional entrou hoje em vigor na Malásia, sendo defendida para reforçar a luta contra o terrorismo, mas criticada por ativistas que consideram que também vai servir para silenciar a oposição política.

Nova lei contra o terrorismo na Malásia entra em vigor
Notícias ao Minuto

07:45 - 01/08/16 por Lusa

Mundo Segurança

A nova lei (National Security Council Act) permite ao primeiro-ministro do país, Najib Razak, designar áreas classificadas como "área de segurança", onde as forças destacadas vão poder revistar, sem ordem judicial, pessoas, veículos e edifícios.

Impor o recolher obrigatório e deter suspeitos sem acusação são outros dos poderes outorgados.

O primeiro-ministro defendeu a lei na quinta-feira passada como necessária para enfrentar as ameaças à segurança do país, incluindo o terrorismo.

No entanto, organizações internacionais como o escritório das Nações Unidas no Sudeste Asiático e organizações de defesa dos direitos humanos advertiram sobre os perigos do uso da nova legislação.

"Com esta nova lei, o Governo assume poderes que podem levar a abusos. (...) Há razões para temer que a lei será outra ferramenta para acabar com os protestos pacíficos sob o pretexto da segurança nacional", disse Josef Benedict, subdiretor da Amnistia Internacional (AI) para o Sudeste Asiático e Pacífico, em comunicado.

A Amnistia Internacional recorda que o executivo de Najib tem invocado leis de proteção da segurança nacional para sufocar a dissidência política.

Nos últimos meses, a oposição na Malásia tem pedido a demissão do primeiro-ministro pelo seu alegado envolvimento num caso de corrupção e má gestão de um fundo de investimento estatal, o 1MDB.

Najib e 1MDB negam quaisquer irregularidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório