Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil aproveita Jogos Olímpicos para mostrar descontentamento

Manifestantes pró e contra a destituição da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, iniciaram o dia com protestos em várias cidades brasileiras, aproveitando os Jogos Olímpicos para ter visibilidade internacional e passar mensagem política.

Brasil aproveita Jogos Olímpicos para mostrar descontentamento
Notícias ao Minuto

16:35 - 31/07/16 por Lusa

Mundo Manifestação

"Brasileiros não toleram a corrupção" e "Dilma Fora" são algumas das mensagens em inglês que se leem nas faixas que os manifestantes pró-afastamento de Dilma Rousseff empunham hoje no Rio de Janeiro, para atrair a atenção da imprensa internacional que se encontra na cidade por causa dos Jogos Olímpicos, que começam na sexta-feira.

"As manifestações estão a acontecer por todo o país. Com as faixas em inglês aqui queremos dizer para o mundo que não está a acontecer nenhum golpe. Queremos o fim da corrupção", disse Adriana Balthazar, uma das organizadoras do protesto, citada pelo portal de notícia brasileiro G1.

A manifestante referia-se ao processo de 'impeachment' (destituição), que tem sido apelidado de golpe pelos movimentos a favor de Dilma Rousseff e da sua formação política, o Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo o mesmo portal, hoje de manhã (hora local, menos 04 horas em Lisboa) decorrem protestos contra Dilma Rousseff e a corrupção no país em, pelo menos, nove Estados - Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo - e no Distrito Federal, onde fica localizada a capital do país, Brasília.

Contudo, ao longo do dia são esperados protestos a favor do afastamento definitivo de Dilma Rousseff em perto de 200 cidades no Brasil e no estrangeiro.

Em Belém, no Pará, alguns manifestantes seguravam faixas com mensagens onde se podia ler "impeachment urgente", "Fora PT" e "Juiz Sérgio Moro, Parabéns", numa referência à Operação Lava Jato, que investiga o maior esquema de corrupção na história do Brasil.

"Estamos a comemorar a vitória. Há o que comemorar, o 'impeachment' é uma realidade", disse Ronald Tanimoto, do Movimento Brasil Livre em São Paulo.

Em Maceió, no Estado de Alagoas, segundo o G1, algumas pessoas desfilaram fantasiadas, entre as quais um "Lula preso", numa referência ao ex-Presidente Lula da Silva, que na quinta-feira foi constituído arguido por alegada tentativa de obstruir a investigação da Lava Jato.

Simultaneamente, avança o G1, ocorrem protestos contra o Presidente em exercício, Michel Temer, e anti-'impeachment' em quatro Estados do país - Góias, Maranhão, Minas Gerais, Pará e São Paulo.

Em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, centenas de pessoas protestam também pela perda de direitos sociais e trabalhistas desde que Michel Temer assumiu interinamente a Presidência.

Ao longo do dia esperam-se protestos contra o afastamento de Dilma Rousseff em, pelo menos, onze cidades.

A onda de protestos no Brasil foi notória sobretudo até à aprovação do pedido de 'impeachment' no Congresso, em maio, que culminou com o afastamento temporário de Dilma Rousseff e a formação de um governo interino por Michel Temer.

Agora, os brasileiros decidiram voltar hoje às ruas, numa altura em que se aproxima a votação final da destituição de Dilma Rousseff no Senado, que deverá ocorrer a 29 de agosto, depois de o Brasil acolher o maior evento desportivo do mundo, que terá lugar de 05 a 21 de agosto na capital carioca.

A divisão da sociedade brasileira em torno do processo de afastamento da Presidente deverá notar-se também além-fronteiras com protestos previstos para hoje em várias cidades no exterior, incluindo Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório