Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Grupo armado barricado em esquadra na Arménia liberta dois últimos reféns

O grupo armado barricado há duas semanas numa esquadra da polícia em Yerevan, na Arménia, libertou hoje os dois últimos reféns e assegurou que nada os obrigou a permaneceram no edifício.

Grupo armado barricado em esquadra na Arménia liberta dois últimos reféns
Notícias ao Minuto

11:54 - 31/07/16 por Lusa

Mundo Incidente

"Ninguém os estava a reter pela força. Eram livres nos seus movimentos e decisões", disse à comunicação social Varuzhan Avetisian, porta-voz do partido Parlamento Constituinte, com quem se identificam os 30 homens armados que invadiram a esquadra no passado dia 17 de julho.

Varuzhan Avetisián, citado pela agência espanhola Efe, também assegurou que a bala que matou um polícia arménio, no sábado, nas imediações da esquadra, não foi disparada pelo grupo de homens armados.

De acordo com as autoridades arménias, o polícia Yura Tepanosián, de 30 anos, foi morto na sequência de um disparo feito por um francoatirador, quando o agente se encontrava num carro estacionado a cerca de 400 metros do edifício controlado pela oposição armada.

Depois de quase duas semanas de espera, a polícia arménia mostrou-se no sábado à noite disposta a recuperar pela força a esquadra, apesar da boa posição tática dos assaltantes e da sua experiência militar, além de ter armas em seu poder, segundo a Efe.

Entretanto, o Serviço de Segurança Nacional da Arménia deu, no sábado, três horas aos assaltantes para entregarem as armas e renderem-se.

Quando o prazo terminou, vários blindados foram estacionados perto do edifício e populares juntaram-se para manifestar a sua solidariedade com o grupo armado.

A polícia arménia disse à agência noticiosa AFP que 165 pessoas foram detidas durante os distúrbios, das quais 26 acabaram por ser presas mais tarde. As restantes foram libertadas.

Os homens armados são apoiantes do líder da oposição que está detido, Zhirair Sefilyan, exigindo a sua libertação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório