Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia Marítima resgatou 47 migrantes e refugiados do mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na ilha grega de Lesbos resgatou mais 47 migrantes e refugiados do mar Egeu durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia (UE), foi hoje divulgado.

Polícia Marítima resgatou 47 migrantes e refugiados do mar Egeu
Notícias ao Minuto

17:29 - 30/07/16 por Lusa

Mundo Migrações

Num comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) referiu hoje que o resgate destes 47 migrantes, seis dos quais bebés e crianças, aconteceu na manhã da passada quinta-feira (dia 28).

No grupo de migrantes e refugiados constavam ainda 10 mulheres, incluindo uma grávida de cinco meses, e 31 homens.

O grupo viajava num bote que estava a atravessar as águas do mar Egeu, dirigindo-se para a Grécia.

A AMN adiantou que os migrantes e refugiados socorridos eram oriundos do Afeganistão, Angola, Caxemira, Congo, Eritreia, Mali, Paquistão e Síria.

Depois de resgatados, foram levados para o porto grego de Skala Sikaminea, onde desembarcaram em segurança e ajudados por elementos da guarda-costeira da Grécia e da agência Frontex, que fazem o controlo de refugiados e migrantes.

Também receberam apoio médico de médicos voluntários ao serviço de ONGs (organizações não-governamentais) a trabalhar na ilha.

Na sexta-feira, a AMN já tinha dado conta do resgate, na passada quarta-feira, de outros 31 migrantes e refugiados do mar Egeu.

Uma equipa da Polícia Marítima, composta por 13 elementos, está no mar Egeu, na Grécia, desde 01 de outubro do ano passado, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).

A operação, denominada "Poseidon Sea 2015", tem "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Segundo a AMN, a patrulha portuguesa resgatou, até ao momento, 3.355 refugiados e migrantes, 851 bebés e crianças e 726 mulheres, e deteve cinco facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à guarda-costeira grega até 30 de setembro de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório