Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro milhões de pessoas afetadas por inundações no norte da Índia

Cerca de quatro milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e inundações que há dias assolam o norte da Índia, e já causaram mais de 200 mortos desde o início da monção, anunciaram hoje fontes oficiais.

Quatro milhões de pessoas afetadas por inundações no norte da Índia
Notícias ao Minuto

18:30 - 29/07/16 por Lusa

Mundo Cheias

O período da monção iniciou-se em junho.

O Estado indiano de Bihar é um dos mais afetados com cerca de 2,2 milhões de pessoas afetadas em 1.800 localidades, a maioria no norte, disse o Departamento de Desastres Regional num comunicado.

Aquele departamento, que calcula um número de 26 mortos, acrescentou que cerca de metade dos terrenos agrícolas, continuam alagados em Bihar.

No outro Estado mais afetado, Assam, há cerca de 1,8 milhões de afetados, dos quais 230.000 continuam refugiados em mais de meia centena de acampamentos de emergência abertos pelas autoridades.

Segundo o último balanço da Autoridade de Gestão de Desastres de Assam (ASDMA), o número de localidades submersas na região chega quase às 3.400, e as inundações afetam quase todos os distritos.

O número de acampamentos e de refugiados duplicou desde a passada segunda-feira, por causa do agravamento da situação na região, assolada por inundações e fortes precipitações desde há várias semanas.

Pelo menos cinco pessoas morreram quinta-feira no Estado em incidentes relacionados com as chuvas, segundo a ASDMA.

Com estas mortes, o número de vítimas mortais desde o início da época das chuvas há dois meses já chegou às 207, a maioria no estado de Bengala, disse o assessor de Operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), Anuraq Gupta.

A Força Nacional de Resposta a Desastres mobilizou 13 equipas de resgate em Assam e outras nove em Bihar, onde evacuaram centenas de pessoas, informou o ministério do Interior indiano num comunicado.

Estes incidentes meteorológicos são habituais no sul da Ásia na época de mais intensidade das chuvas, entre julho e agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório