Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Índia quer transformar tigre asiático numa atração turística

O Governo indiano quer transformar o tigre numa atração turística do país, que tem cerca de 70% da população mundial desta espécie, espalhada por 49 reservas naturais.

Índia quer transformar tigre asiático numa atração turística
Notícias ao Minuto

19:28 - 29/07/16 por Lusa

Mundo Redes Sociais

O tigre é muito apreciado em países como a China para o fabrico de medicamentos tradicionais e o seu tráfico ilegal na Ásia constitui uma das maiores ameaças à preservação do felino.

O ministro do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, Anil Madhav Dave, recordou em comunicado que existem no país atualmente 2.226 tigres e garantiu que as autoridades continuam a respeitar o acordo internacional assinado em 2010 na Rússia para garantir a duplicação da população mundial destes felinos em 2022.

No comunicado, a propósito da celebração hoje do Dia Internacional do Tigre, o governante alertou que é necessário continuar à situação em que se ebcontram os tigres, cuja população mundial diminuiu 95% durante o século XX.

No caso da Índia, há 10 anos o tigre de Bengala lutava contra um destino que o condenava à extinção, quando foram referenciados apenas 1.400 animais.

Contudo, o censo de 2010 refletiu um aumento de mais de 20% desta espécie, e quatro anos depois foi mesmo referenciado um aumento de 30,5%.

Além da Índia, onde vivem cerca de 70% da população mundial, outros asiáticos como o Bangladesh, Vietname, Tailândia, Nepal e Camboja também têm referenciadas colónias destes felinos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório