Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Áustria entrega a França dois suspeitos dos atentados de Paris

A Áustria anunciou hoje que entregou às autoridades francesas dois suspeitos de envolvimento nos atentados de Paris de 13 de novembro do ano passado, que fizeram 130 mortos e mais de 300 feridos.

 Áustria entrega a França dois suspeitos dos atentados de Paris
Notícias ao Minuto

13:52 - 29/07/16 por Lusa

Mundo Autoridades

Os dois homens são alegados membros da mesma célula do grupo extremista Estado Islâmico (EI) que planeou os ataques na capital francesa.

Os suspeitos eram objeto de um mandado de detenção europeu emitido por França e foram detidos num centro de acolhimento para refugiados e migrantes na Áustria em dezembro último.

"Os dois homens deixaram o território austríaco", revelou hoje o Ministério Público de Salzburgo, num comunicado.

Sem mencionar nomes, as autoridades austríacas identificaram os suspeitos como um argelino de 29 anos e um paquistanês de 35 anos.

As autoridades de Viena e de Paris acreditam que os suspeitos viajaram para a Grécia, em concreto para a ilha de Leros, na companhia de outros dois homens envolvidos nos atentados de novembro e que se fizeram passar por refugiados.

Enquanto os outros dois elementos seguiram para o território francês, os suspeitos ficaram sob a custódia das autoridades gregas durante 25 dias, porque viajavam com passaportes sírios falsos.

Uma vez libertados, os dois suspeitos conseguiram chegar à cidade de Salzburgo, na região centro-oeste da Áustria e próxima da fronteira com o estado alemão da Baviera, em finais de novembro, depois dos atentados de Paris.

A polícia austríaca acabou por deter os dois homens num centro para migrantes e requerentes de asilo a 10 de dezembro.

Na sequência de um pedido das autoridades francesas, um tribunal de Salzburgo aprovou, no início deste mês, a transferência dos dois homens para França.

O suspeito argelino terá integrado o EI em fevereiro de 2015, enquanto o suspeito paquistanês é descrito como um operacional de dois grupos 'jihadistas' paquistaneses com ligações à rede terrorista Al-Qaida.

O suspeito paquistanês poderá estar igualmente envolvido nos ataques de 2008 na cidade indiana de Mumbai que mataram 166 pessoas.

Após a sua detenção na Áustria, o suspeito argelino disse aos investigadores que queria ir para França para "cumprir uma missão", segundo dados citados pela agência noticiosa francesa AFP.

A 18 de dezembro, a polícia austríaca também deteve em Salzburgo um marroquino de 25 anos e um outro cidadão argelino de 40 anos, suspeitos de terem um "contacto próximo" com os dois homens agora transferidos para França.

Sobre estes dois outros detidos, "as investigações prosseguem e ainda não existem conclusões", precisou o Ministério Público de Salzburgo, na mesma nota informativa.

Os atentados de 13 de novembro, reivindicados pelo EI, foram perpetrados por vários comandos integrados por uma dezena de homens que abriram fogo ou detonaram explosivos em vários locais da capital francesa, nomeadamente na sala de espetáculos Le Bataclan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório