Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Corredores humanitários" em Aleppo não são "resposta credível"

A França considerou hoje que os "corredores humanitários" anunciados pela Rússia e abertos pelo regime de Damasco para a evacuação dos bairros rebeldes cercados de Aleppo, norte da Síria, não constituem uma "resposta credível" à situação.

"Corredores humanitários" em Aleppo não são "resposta credível"
Notícias ao Minuto

13:14 - 29/07/16 por Lusa

Mundo Romain Nadal

"O direito internacional humanitário exige que a ajuda possa ser encaminhada com a máxima urgência" às populações cercadas, declarou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Romain Nadal.

"Neste contexto, a hipótese de 'corredores humanitários' que consistam em pedir aos habitantes de Aleppo para abandonar a cidade, não fornece uma resposta credível à situação", acrescentou.

"Os habitantes devem poder permanecer nas suas casas em segurança e beneficiar de toda a ajuda que necessitarem. Essa é a prioridade", insistiu.

Após semanas de bombardeamentos e de cerco dos bairros rebeldes, o regime abriu 'corredores' para encorajar à saída dos combatentes que pretendessem depor as armas, com o objetivo de controlarem de imediato a segunda cidade do país e reclamarem a sua maior vitória da guerra.

A abertura dos 'corredores', anunciado pelo aliado russo do regime de Bashar al-Assad, foi apresentada como tendo um objetivo "humanitário", mas a oposição, analistas e rebeldes questionaram essa intenção.

Os habitantes de Aleppo permaneciam hoje recolhidos em suas casas devido aos 'raides' aéreos e às advertências dos grupos armados rebeldes contra a utilização desses corredores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório