Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Daesh executa 24 civis depois de tomar aldeia no norte da Síria

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assassinou 24 civis após tomar uma aldeia próxima de Minbej, uma localidade do norte da Síria teatro de combates com uma aliança curdo-árabe, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Daesh executa 24 civis depois de tomar aldeia no norte da Síria
Notícias ao Minuto

11:21 - 29/07/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

"O EI executou, pelo menos 24 civis durante as últimas 24 horas, depois de ter tomado o controlo na quinta-feira da aldeia de Boueir, a dez quilómetros a nordeste de Minbej, na sequência de combates com as Forças Democráticas Sírias (FDS)", de acordo com o OSDH, citado pela agência France Press.

Este ataque de surpresa permitiu ao EI controlar, pelo menos, outras três localidades a norte de Minbej depois da retirada das FDS, que agrupam combatentes curdos e árabes apoiados pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

A ofensiva pela conquista de Minbej, uma cidade da província de Alepo nas mãos dos jihadistas desde 2014, começou no passado dia 31 de maio.

Depois de um cerco da cidade, as FDS conseguiram tomar o controlo de um setor de Minbej, apesar da forte resistência do EI, que tem utilizado combatentes suicidas e viaturas armadilhadas para travar o avanço das forças oponentes.

Antes de ser sitiada, Minbej era o principal ponto de aprovisionamento dos jihadistas desde a Turquia, no caminho para Raqa, a capital de facto do Estado Islâmico na Síria, situada mais a leste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório