Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Há homens a usar hijabs para apoiar mulheres forçadas a fazê-lo

Trata-se de uma campanha iraniana que pretender mostrar ao mundo aquilo que as mulheres do Oriente são forçadas a fazer em nome da tradição.

Há homens a usar hijabs para apoiar mulheres forçadas a fazê-lo
Notícias ao Minuto

11:01 - 29/07/16 por João Oliveira

Mundo Campanha

No Irão decorre uma campanha solidária para com as mulheres, protagonizada pelos homens.

Chama-se 'My Stealthy Freedom' ('A Minha Discreta Liberdade') e pede aos homens que usem hijabs e passeiem pelas ruas do país como forma de alerta o mundo para aquilo que as iranianas são forçadas a fazer em nome da cultura do país.

É uma regra que está implementada naquele país desde 1979 (altura em que aconteceu a Revolução Islâmica) e as mulheres que não obedecerem ao código de indumentária podem enfrentar penalizações que vão desde multas até a anos atrás das grades.

Além de serem classificadas como desonrosas ou até mimadas, as mulheres que não vestem hijabs, depois de serem advertidas, são de imediato aconselhadas a não protestar e ao andarem nas ruas de cara desvendada, “correm o risco de atos sexuais forçados pelos homens”, como descreve o Independent.

Muitas delas, para não terem de ceder a esta regra, chegaram até a rapar o cabelo por inteiro, para se sentirem minimamente livres nas ruas. E agora, são cada vez mais os homens que passaram a usar hijabs e a partilhar fotografias com essa indumentária ao lado das mulheres iranianas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório