Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Morreu o chefe índio que dava 'lições' a Hollywood. Tinha 97 anos

Morreu, aos 97 anos, o chefe índio David Bald Eagle.

Morreu o chefe índio que dava 'lições' a Hollywood. Tinha 97 anos
Notícias ao Minuto

21:52 - 28/07/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo David Bald Eagle

David Bald Eagle participou em filmes, tanto à frente como atrás das câmaras. Mas a sua história é daquelas que merece o cliché: ‘a sua vida dava um filme’. Passamos a explicar.

Nascido em 1919, numa reserva índia, no Dakota do Sul, mas foi em Hollywood que mais se destacou.

No auge dos westerns, ensinou vários atores, incluindo John Wayne, a cavalgar e a manejar uma arma como um índio. Foi duplo de Errol Flynn. Chegou a ter inclusive uma participação em ‘Danças com Lobos’ (1990), filme protagonizado por Kevin Costner que viria a ganhar sete Óscares, incluindo melhor filme. Em 2016, participou ainda na longa-metragem ‘Neither Wolf Nor Dog’.

Antes, chegou a trabalhar num rodeo nos anos 50 e, recorda a BBC, foi eleito em 2001 chefe da sociedade United Native Nations e chegou a ser o rosto das campanhas de turismo no seu estado natal, no Dakota do Sul.

Na Segunda Guerra Mundial, combateu pelos Estados Unidos, tendo mesmo recebido uma medalha de Prata pelos serviços prestados. Acabaria por ser ferido por fogo nazi quando se lançou de paraquedas no Dia D, na Normandia.

David Bald Eagle morreu em casa, no passado dia 22. Será enterrado amanhã, numa cerimónia que irá durar quatro dias, cumprindo as tradições da sua tribo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório