Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Rebeldes xiitas vão governar o Iémen

Os rebeldes xiitas e os seus aliados formaram hoje um Conselho Supremo de dez membros para governar o Iémen, demonstrando o fracasso das conversações de paz da ONU com o governo.

Rebeldes xiitas vão governar o Iémen
Notícias ao Minuto

19:26 - 28/07/16 por Lusa

Mundo Conselhos

Os rebeldes xiitas 'huthi' e o Congresso Geral do Povo, do antigo Presidente Ali Abdullah Saleh, concordaram em "formar um conselho político supremo de 10 membros", segundo uma declaração publicada por uma agência de notícias gerida pelos rebeldes.

Não foram mencionados os nomes dos membros do Conselho.

"O objetivo é unir esforços para enfrentar a agressão da Arábia Saudita e dos seus aliados", lê-se na declaração em referência à coligação árabe liderada pela Arábia Sadita que lançou uma campanha militar contra os rebeldes em março do ano passado em apoio ao Presidente Abdrabuh Mansur Hadi.

O Conselho vai ter a função de "gerir os assuntos do Estado, politica, militar, económica, administrativa e socialmente e também a nível da segurança", segundo a mesma declaração.

Os rebeldes invadiram Sanaa em setembro de 2014 e expandiram o seu controlo a outras partes do Iémen.

Em fevereiro do ano passado estabeleceram um "Conselho Supremo Revolucionário" para liderar o país, depois de terem anunciado a dissolução do governo e do parlamento.

As conversações incentivadas pela ONU entre os rebeldes e os representantes do governo de Hadi, que começaram em abril, falharam logo no início.

As negociações indiretas que estavam a ser realizadas no Koweit foram iniciadas depois da ONU ter assegurado um acordo de cessar-fogo no país, devastado pela guerra.

Mais de 6.400 pessoas foram mortas no Iémen desde a intervenção da coligação saudita em apoio ao governo de Hadi.

Cerca de 2,8 milhões de pessoas foram deslocadas e mais de 80% da população precisa urgentemente de ajuda humanitária, de acordo com dados da ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório