Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Frente al-Nusra anuncia separação da Al-Qaida na Síria

O chefe da Frente al-Nusra, Abu Mohammad al-Jolani, anunciou hoje a desvinculação deste ramo sírio da Al-Qaida com a rede jihadista, numa inédita aparição através de um registo difundido pela cadeia televisiva Al-Jazeera.

Frente al-Nusra anuncia separação da Al-Qaida na Síria
Notícias ao Minuto

18:45 - 28/07/16 por Lusa

Mundo Guerra

"Agradecemos aos comandantes da Al-Qaida por terem entendido a necessidade de cortar as relações (....)", indicou o chefe do segundo mais importante grupo jihadista da Síria.

Em paralelo, anunciou que o seu grupo "já não atuará sob ao designação de Frente al-Nusra" e referiu-se à "criação de uma nova entidade (...), a Frente Fateh al-Cham [Conquista da Síria, em árabe]".

Afirmou ainda que este grupo "não terá qualquer ligação com partidos estrangeiros".

Abu Mohammad al-Jolani explicou que esta decisão se destina a "fazer calar os pretextos avançados pela comunidade internacional" e dirigidos ao grupo, considerado "terrorista" por Washington.

Esta decisão surge uma semana após o acordo dos chefes da diplomacia russa e norte-americana, Serguei Lavrov e John Kerry, sobre a luta comum contra a Al-Nusra e o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A Frente Al-Nusra, o mais importante grupo 'jihadista' na Síria após o EI, o seu grande rival, irrompeu oficialmente no conflito sírio em janeiro de 2012, dez meses após o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, que evoluiu para um devastador conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório