Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Fundo Mundial para a Natureza pede encerramento de fazendas de tigres

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF na sigla em inglês) apelou hoje aos países asiáticos que encerrem as fazendas de criação de tigres para combater o mercado negro de produtos de origem animal.

Fundo Mundial para a Natureza pede encerramento de fazendas de tigres
Notícias ao Minuto

13:53 - 28/07/16 por Lusa

Mundo Ásia

A organização não-governamental internacional disse que ainda há 200 fazendas de criação de tigres na Ásia, único continente onde a existência destas fazendas é certa, a maioria localizadas na China, Laos, Vietname e Tailândia.

A população de felinos que são criados em fazendas chega aos 8.000 tigres, mais do que 3.900 estimados a viver na natureza, disse o WWF, numa antecipação ao dia Internacional do Tigre, a 29 de julho.

O WWF adverte que muitas fazendas estão implicadas no mercado ilegal, que dá enormes lucros aos traficantes.

O "templo dos Tigres", fazenda de criação tailandesa, foi encerrado no passado mês de maio, depois de as autoridades descobrirem dezenas de crias congeladas numa arca.

O encerramento deste tipo de estabelecimentos é crucial, defende o WWF, pois a sua existência "mina os esforços dos países para proteger felinos a viver na natureza selvagem e cria procura de produtos feitos com partes dos corpos de tigres".

A organização frisou a diferença entre as fazendas e os jardins zoológicos que se empenham em dar as condições naturais necessárias para que os tigres habitem zonas controladas.

No entanto, o grupo ambiental defende que o encerramento imediato de todas as fazendas e a libertação de animais cativos seria desastrosa, sendo que os animais vêm muito habituados à presença humana e não podem ser postos à solta.

Assim, o WWF defende que é preciso definir um plano de realojamento dos animais antes de fechar as fazendas.

Numa conferência na cidade russa de São Petersburgo em 2010, 13 países asiáticos concordaram duplicar o número de tigres livres na natureza em todo o continente até 2022, que será o ano chinês do Tigre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório