Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

EUA mostram "firme oposição" à construção de colonatos em Jerusálem

O Departamento de Estado norte-americano manifestou hoje "firme oposição" e "profunda preocupação" sobre a construção de novas 1.100 casas em territórios ocupados por Israel em Jerusalém.

EUA mostram "firme oposição" à construção de colonatos em Jerusálem
Notícias ao Minuto

09:45 - 28/07/16 por Lusa

Mundo Israel

Israel anunciou esta semana a edificação de 323 casas em Jerusalém oriental, um projeto que prevê um total de 1.100 construções, na zona ocupada entre o bairro de Guilo e a localidade palestiniana de Bet Yala.

"Opomo-nos firmemente contra o colonato, que é uma ameaça à paz. Este passo de Israel é o último exemplo do que parece ser o incremento de uma política que está a minar as perspetivas de uma solução para os dois Estados (israelita e palestiniano)", refere um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

No mesmo contexto, os Estados Unidos lamentam também a construção de outros novos colonatos nos territórios ocupados, assim como a destruição de mais de 650 residências palestinianas na Cisjordânia e em Jerusalém oriental, desde o início do ano.

"Preocupa-nos que Israel continue esta estratégia provocadora e contraproducente que lança sérias dúvidas sobre os compromissos reais no sentido de uma solução pacífica e negociada com os palestinianos", acrescenta o mesmo documento.

Por outro lado, a União Europeia também instou Israel a modificar a política de colonatos em Jerusalém oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório