Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Terroristas gravaram degolação de padre em igreja francesa

Pormenores foram revelados pela freira que conseguiu fugir da igreja e dar o alerta às autoridades.

Terroristas gravaram degolação de padre em igreja francesa
Notícias ao Minuto

06:40 - 27/07/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Normandia

Dois homens munidos com facas entraram, na terça-feira de manhã, numa igreja em Saint-Étienne du Rouvray, na Normandia, tendo feito cinco reféns, incluindo um padre, duas freiras e dois fieis.

Antes de serem abatidos pela polícia, os atacantes feriram uma pessoa e mataram o padre Jacques Hamel, de 84 anos.

A freira Danielle, que conseguiu fugir da igreja e dar o alerta às autoridades, contou à rádio RMC que os dois terroristas obrigaram os reféns a ficarem juntos uns aos outros no altar.

“Toda a gente gritava: ‘parem, vocês não sabem o que estão a fazer’”, contou a irmã.

Mas os apelos não surtiram efeito e um dos sequestradores obrigou o padre a ajoelhar-se, tendo-o degolado de seguida à frente dos outros reféns.

“Eles disseram: 'vocês cristãos matam-nos'. Depois gravaram um vídeo e fizeram uma espécie de sermão em árabe no altar. Foi horrível”, acrescentou a freira que revelou que conseguiu fugir durante a execução, pois os dois terroristas estavam distraídos.

De acordo com o jornal Le Figaro, um dos suspeitos era conhecido das autoridades, tendo já sido condenado por terrorismo, depois de ter tentado viajar para a Síria no ano passado para se juntar ao Estado Islâmico.

Adel Kermiche, de 19 anos, passou cerca de um ano na prisão e foi libertado, sob fiança, em março deste ano. O tribunal havia decretado que o jovem morasse com os pais e que usasse uma pulseira eletrónica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório